quarta-feira, 27 de abril de 2011

Resenha Crítica sobre Análise de Políticas Públicas-Graça Rua

A diferenciação social é uma das principais características na sociedade moderna. Evolvendo assim conflitos.A política envolve coerção possibilidades enfim, a política é a resolução pacifica de conflitos de acordo como Schimtter. Da Graça Rua afirma que é toda política publica (polices) por sua vez são outputs, ou seja, resultantes da atividade política. Ela diferencia a política pública da decisão política , tendo que a política publica envolve ações e estratégias para implementar as decisões e a decisão política não passa de um leque de alternativas sob as preferências dos atores envolvidos .Ela deixa claro a diferença também que nem toda decisão política vira uma política publica mas que toda toda política publica implica uma decisão política.
A diferença entre os inputs e o Withinputs e que um é originário do meio ambiente já o outro é uma demanda originada do sistema político. Eles expressam demandas e suporte. No texto de graça ela relata a existência de três tipos de demandas que são as novas: que resultam no surgimento de novos problemas ou de novos atores políticos. Recorrentes: que são problemas não resolvidos ou mal resolvidos. Reprimidas: que são problemas resultantes de uma falta de decisão deixando assim adiante.
Em seu texto graça ressalta a questão dos atores envolvidos no conflito que podem ser os públicos que são os políticos aqueles cuja posição são sob mandatos eleitorais. Os burocratas são aqueles cuja possui uma carreira publica.Os privados são: os empresários .podem existir também os trabalhadores em geral os agentes internacionais, os atores transnacionalizados e a mídia .De acordo com graça um estado de coisas quando passa a se tornar prioridade na agenda governamental torna-se assim um problema político. Passando assim a idéia de que um estado de coisas vira um problema político quando a uma mobilização da ação política. Deixando assim de ser um estado de coisas inicia-se o processo da formulação,tendo que esse momento é importantíssimo no processo de decisão onde estão sujeitos a preferências de cada autor envolvido em torno de issues.Devido as expectativas dos atores se dá a origem das arenas políticas que são as distributivas ,regulatórias e redistributivas.Existe uma dinâmica das relações entre os atores que são dadas por lutas ,jogos e debates.Existem assim vários métodos para solucionar um input de demanda,sendo eles o modelo incremental, racional e o mixed-scanning. Devido às expectativas dos atores como dito antes há uma mobilização de interesses tendo em políticas distributivas o padrão costuma ser pluralista e em redistributivas o padrão é o do jogo soma zero. Tendo que esses padrões expressam relações de poder em relação ao comportamento dos eleitores, Graça Rua supõe que os atores agem de maneira racional buscando a solução perfeita para cada issues. No texto lido de Graça rua , há uma abordagem que Alisson denomina da Política burocrática que rejeita a idéia da racionalidade em relação a política ,ou seja definir o interesse de cada ator envolvido no jogo.
Graça Rua trata ainda os conceitos de implementação que são ações para fazer uma política funcionar, algumas delas são mais fáceis de implementar. Podemos dizer que o processo de implementação pode ser a continuidade da formulação sendo que essa política pode chegar ou não a ser implementada.Graça Rua aborda a questão da avaliação tendo que ela possui duas dimensões sendo técnica e valorativa, tendo a técnica como característica principal o caráter avaliativo por coletas e produção , Já a valorativa são as informações obtidas com finalidade de extrair conclusões .A finalidade da avaliação é apropriar-se da avaliação como um processo de aprendizado e amadurecimento político.A avaliação formal permite julgar processos e produtos , para a contribuição do aperfeiçoamento da formulação. O monitoramento que corresponde a atividades de registro de documentos e de processos de implementação,afim de assegurar o cumprimento do plano .


Conclusões: Maria das Graça Rua aborda em
Análise de Políticas Publicas, alguns conceitos básicos para aqueles que desejam conhecer algumas teorias e conceitos referentes a analise de políticas publicas ,Abordando a diferenciação social no mundo moderno ,usando conceitos de Política, Política pública,decisão política ,Atividade política,demandas e suportes ,input e withinputs ,abordando um conjunto de conhecimentos e procedimentos para se analisar um estado de coisas até o processo das avaliações incluindo assim o estudo aprofundado dos atores envolvidos e o processo da mobilização e implementação ,esclarecendo assim o problema político colocando conceitos de resolução de problemas como o os modelos: incremental , racional,compreensivo e mixed-Scanning como ferramenta das situações .Ela busca com esses conceitos de alguns autores classicos na área estudada um vasto conhecimento que contribui para o não especialista em políticas públicas como cita em seus primeiras frases do livro.



Referência Bibliográfica:
RUA, Maria das Graças. Análise de Políticas Publicas: conceitos básicos:
RUA, Maria das Graças, CARVALHO e Maria Isabel Valadão (orgs). O Estudo
Da política. Tópicos selecionados Brasília: Paralelo, 15. Brasília, 1998

Nenhum comentário:

Postar um comentário