quarta-feira, 27 de abril de 2011

Jean- Jacques Rousseau - Vida e Obras







1- Vida e Obras

Rousseau nasceu em Genebra e deixou-nos como testemunho sua auto-biografia em que diz que recebeu a herança medíocre ,para ser dividida entre quinze filhos , ele nos conta que não havia outro meio de subsistência senão a profissão de relojeiro na qual era muito hábil .
Rousseau teve grandes influências de Paris e França pois os antepassados de Rousseau eram franceses .Rousseau adquiriu fama como escritor depois que venceu um concurso promovido pela academia de Dijion ,em 1750 ,quando seu discurso sobre as ciências e as artes onde respondeu a questão proposta pela academia sobre o tema : contribuição das ciências e das artes para a corrupção ou desenvolvimento dos costumes .
Rousseau combatia o antigo regime mas foi um dos grandes filósofos Iluministas , tendo por isso causado muitas polêmicas com os enciclopedistas que por ele eram criticados pelo seu racionalismo exagerado .Rousseau sempre se afastou da glorificação da razão que predominava no meio intelectual , apelando sempre as forças dos sentimentos e da consciência .Ele participou da enciclopédia em seu discurso sobre economia política , mas sempre se diferiu dos demais .
Casou-se com Thérèse Levasseur e teve cinco filhos , quase foi preso por escrever a carta sobre a música francesa mas conseguiu recuperar seus direitos de cidadão em Genebra .
Em 1755 Publicou o discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens . Rousseau trabalhou para a condessa Vercells ,aprendeu latim com um padre,trabalhou como secretario do rei , em 1762 o contrato social foi publicado onde enfrentou uma serie de opniões contrárias .Em 17778 ele se instalou em Ermenoville na casa do marquês de Giradin , onde terminou suas confissões e faleceu em 2 de junho ,deixando inacabados os devaneios .
Obras principais

- Discurso Sobre as Ciências e as Artes
- Discurso Sobre a Origem da Desigualdade Entre os Homens
- Do Contrato Social
- Emílio, ou da Educação
- Os Devaneios de um Caminhante Solitário


Um dos pontos chaves do pensamento de Rousseau é a relação entre a natureza e a sociedade .Como um contratualista ele tenta entender a sociedade a partir de um contrato social e o estado de natureza , portanto ele separa a sociedade civil e o estado de natureza.
Para Rousseau o homem natural é oposto do lobo do homem do contratualista Hobbes sendo pois o homem natural de Hobbes egoísta e mal por natureza ao contrario disso Rousseau tem o homem natural como o bom selvagem ,sendo que o homem vive em uma relação de equilíbrio com o meio ambiente pois o homem livre tem a plena consciência de sua liberdade sendo que para Rousseau a liberdade significa uma condição de autonomia do homem.Na construção da imagem do homem em seu estado de natureza , Rousseau nega a a abordagem do contratualista Locke que porventura é o homem natural dotado de carcateristicas civilizados . Para Rousseau as características dadas por Hobbes e Locke para o homem em seu estado de natureza , são características meramente próprias da civilização. Rousseau acredita que o homem natural é bom mas ao prazo que a sociedade com seus prazos artificiais o corrompê-o
O processo de socialização torna o homem dependente dos demais. Rousseau deixa claro que a dependência desenvolve-se com o passar do tempo ,preocupa-se em estabelecer as condições nas quais a mudança da condição de liberdade para a questão de dependência pode ser legitima .Pretende-se ,deste modo averiguar o aspecto da legitimidade do poder.
Rousseau afirma que ao conceber o contrato como o pacto em que cada um coloca a sua pessoa e o seu poder sob direção da vontade geral ou se cada um coloca a sua pessoa e o seu poder sob direção de uma vontade geral e onde cada uma recebe cada membro como parte do todo, de fato Rousseau garante a manutenção da liberdade na sociedade civil .
A vontade geral é sempre tendecionada para aquilo que é bom para a coletividade. A vontade geral porventura são todos os interesses que simultaneamente ,são úteis para todos os homens.Deve-se ter cuidado pois a vontade geral não pode ser confundida com a vontade de todos ,que seria a de todos os interesses particulares,egoitsas dos homens .
Em sua obra o Contrato social , Rousseau defende que todos os os cidadões devem abrir mão da sua liberdade em favor da Vontade geral , sendo que a Vontade geral é sempre justa,pois ela expressa liberdade e igualdade. A falsa sociedade para Rousseau se fundamenta num pacto imposto e por sua vez falso pelo qual se perde a igualdade e a liberdade do estado natural por outro lado a sociedade mão tem condição de possibilitar aos homens a igualdade e a liberdade civil que concretiza o pacto social verdadeiro.
Rousseau afirma que a máxima de todo o direito político e que os povos dão-se chefes para defender sua liberdade e não para serem dominados A vontade geral é um ato de soberania atende ao povo por isso é lei.Rousseau defende que o homem é legislador e sujeito a leis que lhe são favoráveis . Para o governo o estado o estado é o corpo administrativo ou seja o estado é funcionário do soberano,como um órgão limitado pelo poder do povo .Diferente do corpo autônomo , ou então como o poder Máximo como é o caso da democracia atual .
Para Rousseau o soberano é o povo tendo que o o povo pode manter-se com o soberano, desde que o monarca caracterize como funcionário do povo portanto o soberando tende a ser um funcionário do povo.

No contrato legitimo ,o homem perde sua liberdade natural para ter a liberdade civil.Ou seja a sua liberdade natural é limitada e é substituída pela liberdade civil portanto no estado civil o homem adquire uma liberdade moral que é a única que o torna o senhor de si mesmo. Para Rosseau o principio da desigualdade se dá pela propriedade privada , com a desigualdade vem o estado de guerra ,de todos contra todos.Para Rousseau o acordo entre pobres e ricos gera um resultado negativo pois o resultado no final favorece os ricos.Rousseau contrariando o Locke que os príncipes devem obedecer as leis e serem submetidos a elas .O direito à propriedade é apenas convenção humana.

A liberdade e igualdade são princípios de direito político , pois Rousseau considera necessário uma igualdade material por meio de uma limitação de propriedade privada ,pois a desigualdade segundo Rousseau coloca o interesse particular acima do interesse geral e isso impede a emergência da Vontade Geral.
Por meio desse pacto ,inicia-se o corpo político , construído pelo soberano e o estado, tendo que o soberano seja o povo ditando a vontade geral e o estado formado pelos indivíduos enquanto súditos ,obedecendo a vontade geral estabelecida pelo soberano. E a lei submetida a Vontade geral do povo. Tendo que a participação do cidadão no processo político é essencial .
Em seu livro o contrato social ele aborda a questão da religião civil portanto ele distingue a religião do homem que pode ser hierarquizada ou individual , e a religião do do cidadão .
A religião do homem hierarquizada é portanto organizada e multinacional.Não é insentivadora do patriotismo , mas compete com o estado de lealdade dos cidadãos . Este é o caso do Catolicismo para o Rousseau. Já dizia ele que “tudo que destrói a unidade social não tem valor “ .Os indivíduos poderiam pensar que a consiencia devido a religião exige desobediência ao estado, eles teriam uma hierarquia organizada para apóia-los .
O exemplo de religião do homem não hierarquizada é o cristianismo do envagelho . Centrada na moral e na adoração a Deus.Sendo a religião que Rousseau foi batizado ,o calvinismo.Nos textos ele relata que essa religião é santa e sublime , mas ele a considera ruim para o estado.
Do ponto de vista do estado , e este é o aspecto que mais interessa a Rousseu , como disse anteriomente a religião nacional ou a religião civil .Pois para Rousseau ela reúne adoração divida e um amor a lei, pois a religião ensina que o serviço do estado é o serviço do Deus tutelar. Mas ele destaca também que a religião civil antagonicamente pois a religião civil será manipulada segundo interesses e portanto pode ser enganosa e faz crédulos superticiosos. Então Rousseau aprenta uma proposta , que deveria ser concedida a tolerância religiosa .Mas ele defendia a pena de banimento de religião que fosse socialmente prejudicial .


CONSIDERAÇÕES FINAIS
Em virtude do que foi mencionado Jean-Jacques Rousseau foi , um dos principais filósofos da política. Suas idéias são extremamentes ricas e complexas e tiveram papel fundamental para a estrutura da democria atual sendo assim considerado o pai da democracia moderana. Jean-Jacques Rousseu foi um dos idealizadores de uma sociedade mais justa.
As maiores contribuições foi a concepção do direito político de caráter democrático Umas das questões centrais do pensamento de Rousseau são as criticas a formas de governos autoritaristas despóticos dando , o fim à superstição, à ignorância e o preconceito . Visando uma sociedade mais justa dando a importância da vontade geral que é um ato de soberania que devia ser obedecido .fazendo do povo o poder soberano o que nos mostra na realidade o contrario deixando claro a utopia de como deveria ser uma verdadeira democracia. Ele coloca a liberdade e a igualdade como uma questão fundamental em um perspectiva diferente da liberal .
Acredito que o pensamento de Rousseau contribui para colocar a liberdade em uma perspectiva de caracter social , acredito que suas idéias podem contribuir muito pra o progresso do espírito humano .


“O maior passo em direção ao bem é não fazer o mal."

Jean-Jacques Rousseau




BIBLIOGRAFIA

Maquiavel, Hobbes, Locke, Montesquieu, Rousseau. São Paulo: Queiroz, 1980. Francisco Weffort. Os clássicos da política. vol. 1 e 2. São Paulo: Editora Ática, 2001,

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