sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Intolerância Religiosa -As religiões Afro Brasileira




O sectarismo de religiosos em não admitir o direito de outras fés religiosas conceberem verdades distintas das suas, acaba sendo a matriz geradora do que chamamos de conflitos religiosos. O preconceito religioso, via de regra, é acompanhado pelo fanatismo, o que configura um dos maiores males da humanidade

A Intolerância religiosa é caracterizada pelos conflitos religiosos que por vez são gerados por falta de respeito às verdades distintas.são gerados por falta de respeito às verdades distintas.
Ela é alvo de perseguições, podemos ver isso claramente na história tanto quanto na antiguidade ,idade média ,moderna e comtemporânea.
Como os casos do Pagãos,judeus e outras etnias indesejadas pelo regime da Igreja católica,como também a dos pioneiros mórmons No século XIX,.

No caso que O umbandista Marco Antônio Pinho Xavier e o candomblecista Wanderley da Silva Santos Júnior ,podemos ver a intolerância religiosa entre vizinhos , podemos enxergar o pré-conceito sobre o juízo de valor .
Eles sofrem com a intolerância no local onde vivem por cristãos . Nessas condições já foi alvo de ter o seu nome veiculado em rádio evangélica, até a própria casa invadida para se fazer uma sessão de exorcismo pelo pastor o vizinho dele. Marco Xavier sofre perturbação de sossego alheio, previsto na lei de contravenções penais.

Outro caso de intolerância: Vítima de empregada doméstica evangélica da Assembleia de Deus que tentou exorcizá-la e matá-la. Era empregada da família há pouco mais de um mês, mas desde o início a empregada tentava convertê-la, dizendo que ”ela um dia ainda ia se entregar a Jesus”. A empregada Nádia provocou vários danos na casa: arrancou fios do telefone para Cirene não ter como pedir ajuda; quebrou móveis e até provocou incêndio no quarto em que havia trancado Cirene, já bem machucada de tantos socos, chutes (justamente no braço em que possui problema desde pequena) e empurrões. Durante a sessão de lesões, gritava e batia palma dizendo “coloca essa pomba-gira pra fora que eu quero ver! Quero sangue!”, bem como várias ofensas orais: “macumbeira safada!”. Também várias roupas-de-santo de Cirene e de sua filha sumiram, assim como um monitor (LCD) novo de computador, ainda dentro da caixa e com nota fiscal.

Os cultos afro-brasileiros das religiões Babaçuê - Pará
Batuque - Rio Grande do Sul
Cabula - Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
Candomblé - Em todos estados do Brasil
Culto aos Egungun - Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo
Culto de Ifá - Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo
Encantaria - Piauí, Maranhão
Omoloko - Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo
Quimbanda - Rio de Janeiro, São Paulo
Tambor-de-Mina - Maranhão
Terecô - Maranhão
Umbanda - Em todos estados do Brasil
Xambá - Alagoas, Pernambuco
Xangô do Nordeste - Pernambuco
são os maiores alvos de perseguições como esses casos de intolerância citados .Isso pode ser devido ao Brasil ser um país com sua maioria absoluta de fiéis católicos . Fato que devido à proliferação do Umbanda a igreja católica chegou a criar um Secretariado Especial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil em 1952 com o objetivo de combater ao crescimento desses fiéis.

Os ditos da Igreja católica eram : A Umbanda é a revivescência das crendices absurdas que os infelizes escravos trouxeram das selvas de sua martirizada pátria africana. Favorecer a Umbanda é involuir, é aumentar a ignorância, é agravar doenças.

Uma pergunta que não me cessa: por que as religiões estão tão ligadas fenômenos de intolerância?Porque desvelam visões distintas de mundo e suas interpretações, ou melhor, são operacionalizadas nesse sentido.
O preconceito religioso é uma dos maiores males que a sociedade enfrenta um mal que se dá por atitudes desumanas,deixando assim até mesmo os seus próprios valores por esse desequilíbrio intolerante.Ter a prática da tolerância e o respeito por nós mesmos e pelo o outro é buscar um mundo mais solidário,um mundo melhor .


21 de janeiro – Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário