quarta-feira, 27 de abril de 2011

Marquês de Pombal e o período Pombalino ( Pensamento Político Brasileiro)

2.1 - Vida



Sebastião José de Carvalho e Melo , foi conde de Oeiras ,nasceu em Lisboa ,13 de maio de1699 e faleceu em 1782. Veio de uma família nobre , estudou por um curto período de tempo em Coimbra mas não se formou , ficou por um curto período tempo também no serviço militar.
Casou-se com Teresa de Mendonça descendentes de fidalgos no Brasil .Já viúvo Sebastião José de Carvalho e Melo de Teresa ,casou-se com Eleanore Ernestina a condessa de Daun onde teve cinco filhos. Em 1738 foi nomeado em seu primeiro cargo público sendo assim embaixador de Londres.
Tendo o falecimento do rei D.João V. Sebastião José de Carvalho e Melo subiu ao trono de Portugal ,depois do terremoto que destruiu Lisboa ,foi nomeado assim o primeiro conde de Oeiras Marquês de Pombal .O seu governo foi um exemplo clássico de despotismo ou seja a monarquia absolutista e o racionalismo iluministas .
Em 1777 , Marquês de Pombal perdeu o seu cargo de ministro com muita Injúrias ao seu favor .Foi então afastado de seu governo e ficou conhecida a queda do Marquês de Pombal como a viradeira .Logo depois Portugal piorou sua situação caindo assim na dependência crônica para Inglaterra .


2.2 – REFORMAS
No período de Ministro Marquês de Pompal fez algumas reformas como sendo o autor das leis que proibiam escravizar índios ,ou seja ele aboliu a escravatura das índias portuguesas.Foi resposavel pela reforma religiosa em que acabou com a discriminação dos cristãos novos , fez a reforma na economia e no sistema fiscal português . O ministro Marquês de Pompal fundou o banco real .Fez também uma profunda reforma na educação inclusive na reforma da universidade de Coimbra .






2.3 – TRIBUTOS DO BRASIL COLONIAL E PORTUGAL SOB GOVERNO POMBALINO .


Um dos maiores momentos de opressão que o Brasil sofreu foi no século XVII. Portugal exigia que fosse transferido o máximo de dinheiro e riquezas aos cofres de Portugal . Ou seja os rendimentos vindos do Brasil era de suprema importância para Portugal .Tal opressão fortalecia-se de acordo com que aumentava a dependência de Portugal com o domínio britânico .Em 1750 com a emancipação colonial devido a decadência da mineração , Portugal sofre assim uma opressão insuportável .
A decadência da mineração em Minas Gerais no final do século XVII com a separação entre Portugal e Espanha ou seja com o fim da união ibérica .Com isso Portugal tornou-se dependente tendo o Brasil como extrema importância para a economia portuguesa .
Foram instituídos vários tratados comerciais ,prejudicando assim a economia lusitana .Em 1703 com a assinatura do tratado de Methuen que era um tratado entre a Grã-Betanha e Portugal ,conhecido como também o tratado do panos e vinhos . Esse tratado permitia que Portugal compra-se panos dos ingleses e vende-se seus vinhos sendo assim um sistema de troca ,ou seja o firmado acordo entre os ingleses e os portugueses se deram que a Inglaterra se comprometia a adquirir a produção de Portugal .Com esse acordo o número de terras cultiváveis foram amplificadas e a coroa portuguesa conseguiu montar um império mercantil mas pela falta de dinâmica em sua economia interna Portugal saiu perdendo para a Inglaterra em diversos sentindos.
Houve um balanço desfavorável devido Portugal comprar muitos panos ingleses e não vender muito seus vinhos ocasionando assim uma problema recorrente na economia interna portuguesa .Tal fato contribuiu para Inglaterra o seu desenvolvimento a industrial ,gerando mais tarde a revolução industrial .
As mercadorias inglesas chegavam a um preço bom espantando toda concorrência gerando assim a compra acelerada fazendo assim o ouro brasileiro ir para os cofres da Inglaterra.
A decadência de produção de metais preciosos em 1750 agravou ainda mais a situação .O estado tendo impostos atrassados , essa época era a pombalina na qual me refiro a esse trabalho. “O período de Marquês de Pompal com sua política mercantil e imperial ,procurou fortalecer sua presença nas alfândegas , nos tribunais nas atribuições estabelecidas para funcionários ,na cobrança de impostos e na exigências feitas a toda população.
Marques de Pombal , restringiu e combateu certas casas nobres e ordens religiosas (as casas de Aveiro e de Távora e a Campânia de Jesus ) de influência e ligações ultra marinas e internacionais .” Antonio MENDES jr .,Luiz RONCARI e Ricardo MARANHÃO,op.cit.pag.269
Para Marquês Pombal era necessário retirar o Maximo de riquezas da colônia ,cobrava-se tributos através dos cargos públicos . A linha de pensamento sobre essa prática tributária portuguesa era : cobrar o necessário ,ignorando –se os riscos desta cobrança sem limites.Quando algo fazia mal para a atividade econômica portuguesa ,eles improvisavam formas de resolver os males .
A atuação de pombal no governo português tinha um viés de execução iluministas , revestido de um caráter liberal .


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Em virtude do que foi mencionado o governo de Marquês de Pombal foi, um do marco na história brasileira e portuguesa . Sebastião José de Carvalho e Melo foi nomeado como primeiro ministro do governo de Portugal com intuído de abrandar a dependência de Portugal com a Inglaterra não somente isso como também proclamar a independência e o avanço na economia portuguesa .
O seu governo foi marcado pelo despotismo ou seja procurando fazer as realizações e mudanças de caráter iluminista . Marquês de Pombal procurou consolidar os poderes . Entrou em choque com a Igreja , ele se revestiu de um caráter liberal e promoveu muitas reformas como a abolição das índias portuguesas ,a discriminação dos cristãos ,fez também reformas na eduação como por exemplo na universidade de Coimbra ,fez reformas vitais na economia . Outro marco foi a criação do Banco real e a companhia das Vinhas do Alto doro.
Não somente essas mais uma série de medidas tomadas reflete uma certa tentativa de mudança na situação de crise que foi relatada em que Portugal se encontrava. Na qual o Marquês Pombal refletia uma insatisfação com o sistema .

Nenhum comentário:

Postar um comentário