sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Intolerância Religiosa -As religiões Afro Brasileira




O sectarismo de religiosos em não admitir o direito de outras fés religiosas conceberem verdades distintas das suas, acaba sendo a matriz geradora do que chamamos de conflitos religiosos. O preconceito religioso, via de regra, é acompanhado pelo fanatismo, o que configura um dos maiores males da humanidade

A Intolerância religiosa é caracterizada pelos conflitos religiosos que por vez são gerados por falta de respeito às verdades distintas.são gerados por falta de respeito às verdades distintas.
Ela é alvo de perseguições, podemos ver isso claramente na história tanto quanto na antiguidade ,idade média ,moderna e comtemporânea.
Como os casos do Pagãos,judeus e outras etnias indesejadas pelo regime da Igreja católica,como também a dos pioneiros mórmons No século XIX,.

No caso que O umbandista Marco Antônio Pinho Xavier e o candomblecista Wanderley da Silva Santos Júnior ,podemos ver a intolerância religiosa entre vizinhos , podemos enxergar o pré-conceito sobre o juízo de valor .
Eles sofrem com a intolerância no local onde vivem por cristãos . Nessas condições já foi alvo de ter o seu nome veiculado em rádio evangélica, até a própria casa invadida para se fazer uma sessão de exorcismo pelo pastor o vizinho dele. Marco Xavier sofre perturbação de sossego alheio, previsto na lei de contravenções penais.

Outro caso de intolerância: Vítima de empregada doméstica evangélica da Assembleia de Deus que tentou exorcizá-la e matá-la. Era empregada da família há pouco mais de um mês, mas desde o início a empregada tentava convertê-la, dizendo que ”ela um dia ainda ia se entregar a Jesus”. A empregada Nádia provocou vários danos na casa: arrancou fios do telefone para Cirene não ter como pedir ajuda; quebrou móveis e até provocou incêndio no quarto em que havia trancado Cirene, já bem machucada de tantos socos, chutes (justamente no braço em que possui problema desde pequena) e empurrões. Durante a sessão de lesões, gritava e batia palma dizendo “coloca essa pomba-gira pra fora que eu quero ver! Quero sangue!”, bem como várias ofensas orais: “macumbeira safada!”. Também várias roupas-de-santo de Cirene e de sua filha sumiram, assim como um monitor (LCD) novo de computador, ainda dentro da caixa e com nota fiscal.

Os cultos afro-brasileiros das religiões Babaçuê - Pará
Batuque - Rio Grande do Sul
Cabula - Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
Candomblé - Em todos estados do Brasil
Culto aos Egungun - Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo
Culto de Ifá - Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo
Encantaria - Piauí, Maranhão
Omoloko - Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo
Quimbanda - Rio de Janeiro, São Paulo
Tambor-de-Mina - Maranhão
Terecô - Maranhão
Umbanda - Em todos estados do Brasil
Xambá - Alagoas, Pernambuco
Xangô do Nordeste - Pernambuco
são os maiores alvos de perseguições como esses casos de intolerância citados .Isso pode ser devido ao Brasil ser um país com sua maioria absoluta de fiéis católicos . Fato que devido à proliferação do Umbanda a igreja católica chegou a criar um Secretariado Especial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil em 1952 com o objetivo de combater ao crescimento desses fiéis.

Os ditos da Igreja católica eram : A Umbanda é a revivescência das crendices absurdas que os infelizes escravos trouxeram das selvas de sua martirizada pátria africana. Favorecer a Umbanda é involuir, é aumentar a ignorância, é agravar doenças.

Uma pergunta que não me cessa: por que as religiões estão tão ligadas fenômenos de intolerância?Porque desvelam visões distintas de mundo e suas interpretações, ou melhor, são operacionalizadas nesse sentido.
O preconceito religioso é uma dos maiores males que a sociedade enfrenta um mal que se dá por atitudes desumanas,deixando assim até mesmo os seus próprios valores por esse desequilíbrio intolerante.Ter a prática da tolerância e o respeito por nós mesmos e pelo o outro é buscar um mundo mais solidário,um mundo melhor .


21 de janeiro – Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Uma Breve sobre Tripartição



A Tripartição de poderes já havia sido antes formulada por pensadores como John Locke, mas foi Montesquieu que explicou de forma sistemática pela primeira vez. Ele visou moderar os poderes dividindo assim em três funções que são : o poder executivo
Que é exercido pelo monarca, o Poder legislativo: que é o órgão representativo da sociedade que tem a função de Legislar e fiscalizar. E o poder Judiciário que consiste em aplicar leis para assegurar a soberania da justiça e os direitos individuais.
A separação de poderes para Montesquieu trata de assegurar um poder que seja capaz de controlar o outro. Essa criação da tripartição postula a necessidade do controle do exercício do poder político. O objetivo para Montesquieu seria que esses três poderes pudessem assegurar uma eficácia de governo tanto quanto conferir à legitimidade a racionalidade administrativa resultando assim em um equilíbrio de poder.
Com relação à tripartição de poder apresentada por Montesquieu e a do Brasil contemporânea, existe uma frente conservadora, assegurando esses padrões políticos, tendo que o Brasil adotou essa teoria em sua constituição tendo os poderes: Executivo, legislativo e judiciário. Na época foi uma teoria avassaladora e liberal tendo o estado e a época como base.A visão de Montesquieu se agrega que para haver uma democracia é necessário a separação de poderes para assegurar o bem de todos .
O contrate maior é que o objetivo da tripartição, não é sempre exercido da forma que era pra ser. Levando muitas vezes a corrupção interna